Seguidores

quinta-feira, 28 de junho de 2012

0

LIDERANÇA


LIDERANÇA
NEM LÍDERES, NEM GERENTES Os lidestores trabalham com a cabeça e com o coração
Por: Dieter kelber
"O desenvolvimento de líderes e gestores tem sido o tema mais importante nas agendas de treinamento das universidades corporativas e das áreas de RH das organizações. É a prioridade do momento, uma verdadeira ‘epidemia' que retrata a preocupação com o futuro das carreiras dos profissionais e dos negócios, o que é plenamente saudável. Mas são tantas as diferentes características e competências exigidas que os profissionais acabam tendo dificuldade em discernir o que é e o que faz um líder ou um gestor.
Para esclarecer e escapar de modismos, que tendem a dizer que as duas são a mesma coisa fomos buscar no dicionário Aurélio a definição correta para líder e gestor no mundo dos negócios:

• Líder - 1. indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta em qualquer tipo de ação empresa ou linha de idéias; 2. Guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião, etc.

• Gestor - 1. Quem gere ou administra negócios, bens ou serviços; (entende-se aqui qualquer tipo de serviço, como produção, marketing, projetos, etc.).

No ambiente de trabalho é fácil identificar estes dois perfis. Há profissionais que são claramente líderes. Incentivam, cativam, reconhecem, orientam e organizam a equipe, mas são péssimos em administrar prazos e verbas. Por outro lado, há os fantásticos ‘tocadores de projetos', comandando centenas de pessoas com a precisão de um relógio, mas sem a mínima sensibilidade em relação aos seus subordinados. 

Até agora, esses dois perfis podiam conviver de forma separada nas organizações, pois juntos reuniam características essenciais para a condução dos negócios. Mas com o processo de inserção cada vez maior das empresas no contexto do desenvolvimento sustentável, onde ao lado da dimensão econômica a responsabilidade sócio-ambiental assume papel fundamental para a sua sobrevivência, são cada vez mais necessários os ‘lidestores', pessoas que potencializam a criatividade de um líder com a eficiência de um gestor. Ou ainda, pessoas que saibam planejar como gestores, mas tenham a visão do todo como líderes.

Quais são, então, as características mais latentes dos ‘lidestores'? A que desponta como uma das mais importantes é trabalhar com a ‘cabeça e o coração' (racional e emocional) conforme os cenários exijam soluções que empreguem a ciência ou a arte. A ética, o caráter, a estabilidade emocional, juntamente com a responsabilidade em agir de acordo aos preceitos do desenvolvimento sustentável, mesmo em situações extremas, são essenciais. Ouvir, orientar, dar feedback, delegar, corrigir, tomar decisões, motivar, trabalhar em e com equipes, dedicar-se para o sucesso de tudo e todos, desenvolver as pessoas e ter talento social surgem como mola propulsora advinda da liderança e gerência. Planejar, ter intuição, controlar, ter sensibilidade, estar atendo aos detalhes, ter visão holística, cuidar dos processos, ter dedicação ao coletivo, aprender a aprender, a aprimorar, a reaprender, a recomeçar, a ensinar, fomentar a melhoria contínua, desenvolver a percepção, cuidar dos clientes, gerir projetos e inovar são complementaridades que transformam líderes e gerentes em ‘lidestores.'

Como diria Henry Mintzberg, conceituado e polêmico estudioso canadense da administração empresarial e considerado um dos mais importantes gurus mundiais da estratégia. ‘A eficácia organizacional não está no conceito obtuso denominado 'racionalidade'. Ela reside na mistura de uma lógica cristalina com uma intuição poderosa".
Data: 23/5/2012 09:01:28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne

Clique aqui e tenha acesso  ao Site Tony Gifs Javas